segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Deus nos chama a viver; Por Dom Lucena


 

Após o Tempo do Natal e no dia seguinte à festa do Batismo do Senhor, celebrada no último domingo, teve início o Tempo Comum, caracterizado pela cor litúrgica verde.  Por isso, celebra-se hoje a liturgia do 2º Domingo deste novo tempo litúrgico.

O chamado “Tempo Comum” não implica em menor importância, mas ao fato de se tomar o conjunto da pregação e das ações de Jesus, ao invés de se deter num aspecto específico do mistério de Cristo.

O Evangelho (Jo 1,35-42) nos chama a seguir a Cristo, imitando os seus primeiros discípulos. Eles aceitaram o testemunho de João Batista e se dispuseram a seguir a Jesus, “o Cordeiro de Deus”, respondendo sim ao convite: “Vinde e vede”. O discípulo se dispõe a caminhar, a dar passos (“vinde”), com a visão da fé (“vede”). O “ver” do discípulo pressupõe o olhar da fé. Estar com Jesus e permanecer com Ele é a atitude fundamental do discípulo. Contudo, quem tem a graça de seguir a Cristo partilha com os outros o dom do encontro com Jesus e a vida nova que Ele nos traz, como fez André. Ele conta a sua experiência ao seu irmão Simão Pedro, conduzindo-o a Jesus. Um irmão ajuda o outro a seguir a Cristo. Isso nos faz pensar na importância do testemunho cristão, a começar da própria família.

O testemunho exemplar de São Sebastião: viver como cristão autêntico. Sua festa é celebrada no próximo dia 20. Chama-nos atenção para a fé, para a doação da vida, para a convicção, para a coerência entre fé e vida, entre a palavra e o testemunho. A fé não é mais uma profissão verbal de verdades, mas uma maneira nova de viver, uma ação de amor a cada dia.

Sebastião foi um bom soldado romano. E, diante de todos, confessou sua convicção cristã. Foi acusado de traidor por não aceitar renunciar a Cristo. Ele foi condenado à morte. Morreu defendendo a fé católica. Ele é um sinal de fidelidade a Cristo mesmo com as pressões contrárias.

Necessitamos hoje de discípulos missionários de Jesus Cristo dispostos a viver o Evangelho nos diversos ambientes e situações da sociedade. Ao seguir a Cristo, o discípulo tem a sua vida transformada.

São Paulo (1Cor 6,13-20),  destaca a vida nova em Cristo, a ser vivida na pureza, convidando-nos a glorificar a Deus em tudo o que somos e fazemos. “Glorificai a Deus em vosso corpo”. A vida toda do discípulo de Cristo, todo o seu agir, deve ser um grande louvor a Deus. Não se louva a Deus apenas com a alma ou somente pela oração. O viver do discípulo no dia a dia deve prolongar a sua oração e testemunhar a fé que celebra.

A atitude do discípulo está resumida pelo Salmo 39: “Eis que venho, Senhor! Com prazer, faço a vossa vontade”. Esta palavra realizada plenamente por Jesus se atualiza na vida dos seus discípulos, tendo sido vivida também por tantos profetas. Assim como Samuel (1Sm 3,18)., possamos dizer, a cada dia: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta”. Hoje, possamos cultivar sempre essa atitude de escuta e discipulado! 

Enfim, neste momento doloroso que vive o mundo, Deus nos chama a viver. É preciso escutar sua voz e responder. Escutemos!


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
                                                 Bispo de Guarabira(PB)




Infoconews

Nenhum comentário:

Postar um comentário